“Ela é boa ou não”? “Tenho o direito de fazer isso ou não”? Nós podemos jogar padel toda semana, às vezes por anos, acontece que ignoramos ou esquecemos certas regras sutis, complexas e às vezes controversas.

Padel Magazine já detalhou no passado alguns pontos de assentamento, mas é bom fazer um lembrete ou aprofundar certas questões que surgem regularmente no tatame. Mesmo quem se convida para a mesa onde os jogadores bebem uma cerveja após o jogo, repetem a partida e discordam entre si...

A polêmica atingirá seu ápice nos casos em que a regulamentos internacionais, estabelecidos pela FIP, diz o contrário de Regulamentos franco-franceses, regidos pela FFT !

Aqui estão algumas das perguntas que surgem regularmente e podem causar diversão ou perplexidade. E ainda recorrer a crepe de pão, ou até mesmo boxe em casos extremos.

Tocar às vezes é afundar

Deixar ou não deixar? Ao sacar, se a bola bater na rede (ou na trave), às vezes é repetido, às vezes com defeito. De fato, se tocar a cerca, diretamente ou após um único rebote, está com defeito. Por outro lado, se atingir a cerca após dois rebotes, é bom.
Fica mais complicado quando uma bola bate na rede e sai do campo pela porta: se são permitidas saídas, a bola é solta, então tem que ser jogada novamente; se as saídas são proibidas, essa bola é uma falta!

Fatia de bolo! Acima das paredes, sejam envidraçadas, teladas ou muradas, há uma fatia, mais ou menos larga. Se a bola quicar na quadra adversária e atingir o suporte horizontal, o ponto continua, quer a bola volte para a quadra ou vá para fora. Mas se, por algum milagre, a bola parar nessa fatia, o ponto será o vencedor.

A bola não deve ser tocada.- Se você ou seu parceiro fizerem um smash que volta para o seu lado depois de ter tocado o chão, então o vidro, sem que a bola seja tocada por seus adversários, acima de tudo, não o toque! De fato, neste caso, o ponto é adquirido apenas se a bola tocar o solo ou falhar na rede. Se você pegar a bola de vôlei com a raquete, a mão ou qualquer outra parte do corpo, você perde o ponto.

filete padel clube mestre
Cuidado com a rede!

Cruzamento proibido.- Se você está na rede e seus oponentes estão batendo uma bola lenta e alta (um lob errado, por exemplo), pode ser tentador ir “pegar” aquela bola do outro lado da rede. Bem, esta tentação será a última porque você perderá o ponto! Pelo contrário, você deve esperar a bola cruzar a rede – com o risco de bater nas tábuas – antes de jogá-la.

Esgueirar-se na rede

■ Travessia autorizada.- Se um golpe de seus adversários quicar na sua quadra, atingir uma ou duas vidraças e retornar à quadra deles, neste caso você está autorizado a cruzar a rede (sem tocá-la) com seu braço e raquete para acertar a bola.

Nunca toque na rede.- Sob nenhuma circunstância você pode tocar a rede durante um ponto, seja com a raquete, braço, pernas ou qualquer parte do seu corpo (incluindo roupas). É enfurecedor quando, levado pelo seu impulso, você roça a rede depois de ter defendido brilhantemente um remate; mas é assim! Caso especial, se você tocar a rede após ter completado a troca (por exemplo, se a bola tocar os adversários ou sair por 4), o ponto será para você. Você pode, portanto, jogar na corda bamba por um tempo e depois bater na rede quando o ponto terminar!

Olá pólos! Tocando na net, já dissemos, é “niet”! Tocar no poste também é proibido de acordo com as regras da Federação Francesa de Tênis. Mas como nada é simples, a Federação Internacional de padel permite que um jogador toque a parte superior do poste, desde que sejam permitidos outs. Neste caso, um jogador também tem o direito de tocar na moldura de malha da porta, mas apenas na sua metade do campo...

chiostri post mar del plata
Alguns postes são mais altos que outros...

Jogue na rede do adversário.- É verdade que você pode ganhar um ponto acertando uma bola diretamente na rede? A resposta é sim, desde que seja a rede do lado dos seus adversários. Isso é possível em dois casos. Quando um golpe de seus oponentes retorna à quadra, você tem o direito de passar sua raquete para o outro lado e enviar a bola para a rede deles.
O outro caso é quando você sai do campo para recuperar um "par 3": então é permitido passar a bola pela porta do lado adversário, seja quicando-a no chão, ou mirando na rede.

Tenha cuidado, se a bola bater na rede e depois quicar no chão, seus oponentes ainda terão o direito de mandá-la para casa!

Ó cerca, ó desespero

Sorria, você está frito! Se você estiver jogando em um campo antigo com uma cerca danificada ou deformada, prepare seus lenços. Assim, uma bola que quicar no chão e sair do campo por um buraco na cerca será perdida para você se acontecer do seu lado. Idem se a bola ficar presa em uma malha muito grande da grade... Esse esporte é uma loucura, a gente te diz!

Você tem perguntas, críticas, objeções a fazer ou anedotas para contar? Portanto, sinta-se à vontade para comentar este artigo!

Após 40 anos de tênis, Jérôme cai no pote de padel em 2018. Desde então, ele pensa nisso todas as manhãs enquanto faz a barba ... mas nunca faz a pala na mão! Jornalista na Alsácia, ele não tem outra ambição senão compartilhar sua paixão com você, quer você fale francês, italiano, espanhol ou inglês.