[box type = ”info”] Clément Oudart, fisioterapeuta esportivo de Paris, envolvido em prevenção e tratamento na Federação Francesa de Tênis de Mesa. Gerencia a coluna "saúde" do Padel Revista. Compreender e gerenciar patologias relacionadas a Padel obrigado a Clément Oudart. [/ box]

Clément Oudart oferece foco no tornozelo do padel e uma das patologias traumáticas mais comuns: a entorse lateral do tornozelo.

17% dos feridos têm essa entorse

Se você joga padel e se machuca, você tem azar em% de um tornozelo torcido.

O que é isso?

Um tornozelo torcido é o alongamento ou ruptura do ligamento lateral do tornozelo. (2)
Este ligamento consiste em feixes 3. (1)

Na maioria das vezes, o feixe frontal é afetado. Quanto mais grave a lesão, mais os outros feixes podem estar envolvidos.

O mecanismo de inversão

Isso resulta de um mecanismo de inversão: o pé entra e, portanto, tensiona o ligamento.

No padel, os momentos em risco incluem andar de trenó e pular. Mas ferimentos também podem ser causados ​​contra o vidro ou no pé de seu parceiro.

Tratamento

Dependendo da gravidade, o tratamento varia. Isso pode variar de fisioterapia simples, imobilização ou até cirurgia.

O protocolo PRICE deve ser aplicado o mais rápido possível (Proteção / Descanso / Gelo / Compressão / Elevação).

Mais concretamente, é necessário comprimir, esmaltar, autorizar o suporte de acordo com a dor, descansar e elevar.

A urgência é limitar a aparência do inchaço.

Portanto, é necessário comprimir e vidrar o mais rápido possível. Em seguida, consulte um profissional de saúde que possa lidar com esse tipo de lesão. Exames adicionais podem ser indicados.

Ou seja: o rádio não é automático. É útil descartar patologias mais graves, como fraturas / lacerações ósseas.

Outras possíveis lesões nesta área:

  • Ruptura do tendão de Aquiles,
  • Ruptura da fáscia plantar,
  • Fratura e / ou remoção óssea,
  • Luxação do tendão,
  • Ruptura completa do sistema ligamentar.

Quando vamos jogar de novo?

Depois que essas patologias são removidas e o diagnóstico é validado, a primeira pergunta do jogador é " quando poderei repetir ? ".

A gravidade é estabelecida e validada a partir do dia 3e. Isso pode ser feito no ultra-som. No entanto, sinais clínicos são essenciais para definir a data de retorno ao campo.

Classicamente, o tempo de recuperação após a entorse de tornozelo é de alguns dias a várias semanas. (do alongamento simples ao rasgo total)

Durante a cura, as principais áreas de trabalho de reeducação ao longo do tempo são:

  • Diminuição do inchaço e hematoma
  • Recuperação de amplitudes articulares
  • Recuperação da qualidade muscular e proprioceptiva.

O retorno ao campo para um paciente clássico deve ser realizado com qualidade muscular e proprioceptiva ideais.

Propriocepção?

A propriocepção é a percepção automática e inconsciente do corpo, membros, posição e movimento no espaço. Quando o ligamento é afetado, causa o aparecimento de fraqueza muscular, diminuição da propriocepção e compensações.

O tornozelo tem uma peculiaridade, o tempo de lesão do ligamento é menor que o tempo de reação dos músculos, impedindo a entorse. Isso significa que os músculos do tornozelo trabalham em antecipação e não em reação. Essa peculiaridade tem sua conseqüência no trabalho muscular de recuperação. Devemos aprender o tornozelo a antecipar e não reagir.

Na ausência de tratamento adequado, os riscos são: A persistência da dor O risco de recorrência Instabilidade crônica. E, portanto, uma diminuição no desempenho.

Como minimizar o risco?

Com a ajuda de um BIS de qualidade muscular e proprioceptiva ideal e um aquecimento para despertar a musculatura incriminadora.

Aqui está uma lista de exercícios a serem introduzidos nos aquecimentos para fortalecer e preparar seu tornozelo para jogar:

  • Trabalho de recepção - poder usar a musculatura para controlar a recepção.
  • Trabalho de qualidade na propulsão - seja capaz de disparar usando os músculos do pé e
    tornozelo.

Essas duas qualidades tornarão possível obter recuperação de qualidade (receber e reviver rapidamente) em
adicionando o componente de velocidade necessário para o desempenho.

  • Equilibre o trabalho usando as compensações no tornozelo.
  • O trabalho educativo da musculatura específica do pé e do pé (sem uma boa eficiência do pé é
    diminuiu)

Essas qualidades podem ser trabalhadas de diferentes maneiras, usando plano instável, escala de
ritmo ou mesmo diretamente no chão e assim por diante.

Durante um aquecimento simples, o trabalho em terreno plano com sapatos é suficiente. Essas ferramentas são interessantes durante a reabilitação ou durante uma preparação física específica.

Portanto, é importante acordar o tornozelo para minimizar o risco de lesões.

O trabalho preventivo de preparação física pode ser feito também para evitar lesões, mas também
para aumentar o desempenho físico.

Mas, novamente, a lesão é um evento raro. Portanto, não se concentre nisso.

Faça um aquecimento bem para aproveitar ao máximo seu esporte.

Para quaisquer perguntas e observações, não hesite em contactar-me

Até logo e bom Padel.

Clément Oudart - clementoudart@padelmagazine.fr

Clement Oudart

Clément Oudard é nosso especialista médico. Fisioterapeuta e apaixonado por padel, Clément permite que você saiba como treinar fora do campo ... E sabemos como é importante durar no esporte.