Nova semana nutrição proposto por Stéphane Penso. Os ômega 3 trazem um diferencial ao desempenho dos atletas. Eles podem ser interessantes para jogadoras padel, aprenda como usá-los!

Os ômega 3 são essenciais para o bom funcionamento do corpo e contribuem, em particular, para a boa saúde do coração, cérebro e olhos. Porém, você sabia que eles também trazem muitos benefícios para os atletas?

Seja você um atleta de alto nível ou simplesmente pratique uma atividade esportiva regular para seu prazer, o ômega 3 tem muitas virtudes, permitindo que você melhore em particular seu desempenho físico.

Omega 3s?

Os ômega 3 são ácidos graxos poliinsaturados classificados como ácidos graxos essencial porque são essenciais ao organismo, que é incapaz de produzi-los por si mesmo. É na alimentação diária que obteremos esses ácidos graxos de que tanto necessitamos.

Entre os ácidos graxos ômega-3, o ácido alfa-linolênico (ALA) é o único ácido graxo verdadeiramente essencial, pois é a partir desse ácido graxo que o corpo pode sintetizar os outros: ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA).

Os ômega 3 são, portanto, encontrados em nossa dieta em diferentes quantidades, dependendo do tipo de alimento. Da mesma forma, alguns alimentos são ricos em ALA, enquanto outros contêm EPA e DHA. Portanto, é fundamental consumir de forma balanceada alimentos que contenham ALA e alimentos ricos em EPA e DHA.

Quais são os benefícios do ômega 3 para os atletas?

Se é conhecida a importância das proteínas para desportistas e atletas de alto nível, o ômega 3 também desempenha um papel fundamental no desempenho físico e, se consumido em quantidade suficiente, permite até melhorá-lo.

Um recurso para queimar gordura

Se você quer perder massa e principalmente gordura através do treinamento esportivo, o consumo de ômega 3 é especialmente indicado para você! Na verdade, os ácidos graxos essenciais contidos no ômega 3 não se transformam em gordura uma vez no corpo. O melhor de tudo é que ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina, o que torna muito mais fácil perder gordura. Melhor ainda, o ômega 3 ajuda o corpo a melhorar sua capacidade de usar a gordura corporal para obter energia. Resumindo, o ômega 3 ajuda seu corpo a obter energia diretamente da gordura que você deseja queimar.

Fortalecer as funções musculares

Pesquisadores da Universidade de Toronto demonstraram o impacto dos ômega 3 na função muscular. Os resultados mostraram que o grupo de atletas que recebeu suplementos de ácido graxo ômega 3 por 3 semanas experimentou uma diminuição na fadiga muscular durante e após o exercício. As funções musculares desses atletas foram aumentadas em 20%. Isso porque os ômega 3 alteram a composição da membrana da célula muscular, bem como sua fluidez, o que estimularia a função nervosa. Os ômega 3, portanto, possibilitam melhorar o desempenho físico durante o treinamento esportivo.

Melhore a recuperação após o exercício

Após o exercício, o ômega 3 melhora a recuperação. Graças à sua ação anti-catabólica, ajudam a reduzir a intensidade da dor associada à rigidez muscular. Melhor recuperação é a possibilidade de ter melhor desempenho no próximo treino.

Cuide do seu sistema cardiovascular com ácidos graxos essenciais

Os ácidos graxos da família ômega 3 são bem conhecidos por seus benefícios no sistema cardiovascular. Eles ajudam a melhorar a saúde do coração e a reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue. Os ômega 3 também são apreciados por sua ação de afinar o sangue e reduzir a pressão arterial. Na verdade, a pressão arterial baixa promove um melhor desempenho atlético. Sendo o Cardio a base de todo o esforço físico, é imprescindível cuidar do seu sistema cardiovascular seja qual for a natureza do esporte praticado.

Para prevenir doenças inflamatórias

Os ômega 3 protegem contra doenças inflamatórias e, portanto, ajudam a combater o reumatismo. Eles têm uma ação benéfica nas articulações e ajudam a fortalecer os ligamentos, agindo diretamente na estrutura do colágeno. Eles, portanto, têm uma ação protetora significativa contra as várias inflamações que podem surgir após esforços físicos prolongados ou intensos.

Benefícios consideráveis ​​para a saúde

  • Promova a saúde cardiovascular
  • Fortalecer os ossos
  • Proteja as células nervosas da neuroinflamação
  • Ajude a lutar contra estados depressivos (deficiências significativas de ômega-3 são geralmente encontradas em pessoas deprimidas)
  • Serve como material de construção para as membranas celulares do olho

Benefícios para atletas

A suplementação com ômega 3 oferece muitos benefícios para os atletas. Esses ácidos graxos têm as virtudes deaumentar a lipólise, ou seja, a capacidade de usar gordura para obter energia. O uso de gorduras "boas" para fornecer energia ao corpo ajuda a reduzir a ingestão de gorduras "ruins" enquanto promove o ganho de massa magra. Os ômega 3 trazem melhor recuperação ao organismo por meio de sua ação anti-catabólica. Na verdade, um fornecimento adequado de ácidos graxos ajudará a reduzir a rigidez muscular ou até mesmo a acelerar seu desaparecimento e, portanto, melhorar a recuperação.

Por último, melhoram a saúde cardiovascular e há quem diga que existe um benefício na prevenção de certos cancros, principalmente da mama, do cólon e da próstata! É sua vez !

Julien Bondia é professor de padel em Tenerife. Ele é o fundador da AvantagePadel.net, um software muito popular entre clubes e jogadores de padel. Colunista e conselheiro, ele ajuda você a jogar melhor com seus diversos tutoriais padel.

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