"Ser bom para ser bom, e não o contrário ..." Philippe Barel "O talento" Edições Amphora 2017.

Há uma infinidade de exercícios de preparação física que são do interesse do jogador de Padel. Da propriocepção à flexibilidade, passando pela força ou pelo trabalho de equilíbrio ... o jogador de raquete moderno, que se preocupa com a sua integridade física e progresso constante, sabe que o estabelecimento de uma sessão de treino físico é um grande trunfo. Claro, vemos que os atletas de ponta dedicam grande parte a isso na programação de seu ciclo de treinamento.

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Segundo fontes (Padel revista), há 5 a 6 milhões Padel no mundo, dos quais 80% dos jogadores são espanhóis ou argentinos. Actividade desportiva bastante divertida, notamos que a mania deste desporto é intergeracional, para usar a expressão popular, o padel é jogado dos 7 aos 77 anos.

Padel : fitness, saúde e desempenho

"Não há superação de si mesmo, exceto para entendê-lo como uma realização do que a natureza previu, não como a invenção de uma maneira, da qual o homem seria a única medida ..."

Isabelle QUEVAL "Realize-se ou supere-se, experimente o esporte contemporâneo ". Edições Gallimard.

De acordo com um estudo publicado no "British Journal of Sports Medicine" no 2016, o esporte de raquete seria o mais eficaz na redução do risco de mortalidade, principalmente reduzindo o% de riscos cardiovasculares do 56.

Embora muitos estudos exaltem os esportes de raquete para a saúde, o padel tem restrições biomecânicas, como todas as outras atividades esportivas, que devem ser controladas para evitar lesões. Estes podem ser acidentais (entorse ...) ou como resultado de movimentos repetidos e mal executados (tendinite ...). É aqui que a criação de um trabalho físico específico assume seu papel de protetor, o que chamamos de "profilaxia".

O esporte "assimétrico" do padel se beneficia do fisiculturismo por várias razões: diminui os desequilíbrios musculares, melhora a força, especialmente a força de transmissão (entre as pernas e a raquete), trabalha a velocidade do movimento e melhora a coordenação / equilíbrio .

Claramente, para adicionar em sua rotina de treinamento, um treinamento físico está se saindo melhor, mais saudável e por mais tempo.

Desenvolver um revestimento funcional

  • dor lombar

"Todos os protocolos recomendados exigem fortalecimento lombar e abdominal, alongamento e até treinamento cardio ...

Pascal PREVOST, Didier REISS "A Bíblia da preparação física" Editions Amphora.

Os benefícios de um treinamento físico serão reais no tratamento da dor em caso de problemas nas costas, as melhorias serão nervosas (recrutamento de unidades motoras) e musculares (hipertrofia, trabalho das fibras rápidas). Deve-se entender que, no caso de lombalgia, no mesmo momento da melhora do desempenho, é melhor realizar exercícios intensivos do que exercícios de baixa intensidade. De fato, trabalhar em desequilíbrio ou fazer uma das acelerações requer um trabalho de fibras rápidas e, portanto, força a postura a acionar mecanismos de reflexos.

No campo, nos cursos da FITPADEL, implementamos exercícios em ferramentas como o Dynair ©, ​​o Bosu © ou o TRX © para trabalhar nessas situações de desequilíbrio que permitem um reforço lombo-abdominal e, portanto, desenvolve um revestimento funcional.

  • Transmissões de força aprimoradas

O corpo humano funciona como um quebra-cabeça, todas as peças devem estar na posição correta e devem "trabalhar" juntas, um músculo é sempre mais fraco que um conjunto de músculos. Assim, não procuraremos desenvolver músculos impressionantes no bíceps ou nos ombros, mas sim procurar uma correlação entre os membros inferiores (pernas) e a parte superior (braço, ombros) que otimiza a força para bater na bola.

"A idéia é mover os membros inferiores ou superiores, forçando o tronco a reajustar sua postura a cada momento ..."

Pascal PREVOST, Didier REISS "A Bíblia da preparação física" Editions Amphora.

Melhore sua condição física

  • O trabalho de resistência

Um ponto fundamental na preparação física do padel, o trabalho da condição física. Sabemos que, como jogador, os jogos de remo, em qualquer nível, podem exigir uma quantidade incrível de energia tanto de uma partida quanto de um final de semana de torneio.

Assim, na programação da FITPADEL, propomos este trabalho específico de resistência. Apresentamos o "Princípio da equivalência"Isso significa adotar um sistema de treinamento qualitativo: redução de volume + aumento de intensidade. Foi provado por muitos anos que sessões mais curtas têm eficácia igual ou até maior do que sessões de resistência mais longas e de baixa intensidade. O treinamento fracionário em corrida ou com equipamento é, portanto, proposto durante as sessões, individualizando os exercícios o máximo possível.

"Considerar a organização como um todo que mobiliza todos os seus recursos para lidar com o estresse do treinamento ..."

Pascal PREVOST, Didier REISS "A Bíblia da preparação física" Editions Amphora.

  • Explosividade / Velocidade

Com o objetivo de melhorar a sua velocidade e a sua explosividade, montamos exercícios de aceleração com o apito por exemplo, que visarão trabalhar a reatividade (útil para uma partida sobre um amortecido ...), outros exercícios de movimento com blocos, aros ou outros materiais. Trabalhar na escala de ritmo é uma boa maneira de trazer uma forma lúdica para o treinamento específico Padel e assim trabalhar na coordenação e apoio.

  • Mobilidade / Flexibilidade / Recuperação

Numerosos estudos realizados com públicos esportivos e não esportivos mostram que o alongamento regular melhora o desempenho muscular e aumenta a extensibilidade. Isso ocorre porque o músculo se torna capaz de armazenar mais energia elástica que é restaurada durante a contração muscular, tornando-o mais eficiente e mais explosivo. Colocamos em prática alongamentos regularmente durante as sessões, como uma recuperação no final do treinamento. Uma recuperação otimizada é a garantia de estar em campo para jogar seu melhor jogo.Não se esqueça que a recuperação muscular é necessária, mas que fatores nervosos também precisam descansar.

Por todas essas razões, desenvolvemos o programa FITPADEL! Antes de tudo, no MAS Tennis Club de Perpignan, um clube sempre inovador e de vanguarda no que diz respeito a permitir que as pessoas se aperfeiçoem, melhorem suas mentes, trabalhem na coesão da equipe enquanto vestem os sapatos de neve. de tempos em tempos ...

Agradecemos a Pascal Prévost pelas revisões e correções deste artigo e pelos atletas presentes nas fotos.

Claire Lefebre - Treinadora física

Referências:

  • "O talento" Philippe BAREL, ânfora.
  • "A Bíblia de preparação física. PREVOST, D.REISS. Ânfora.
  • "Preparação física do golfe" Olivier PAULY. ânfora
Franck Binisti

Franck Binisti descobre o padel no Pyramid Club em 2009 na região de Paris. Desde então padel faz parte de sua vida. Você costuma vê-lo em turnê pela França, cobrindo os grandes eventos franceses de remo.