Embora a maioria dos jogadores franceses esteja em Bourg-en-Bresse para o Ascensão do FIP, Thomas Vanbaucee seu companheiro de equipe Dorian DeMeyer escolheu o Catar esta semana. A oportunidade para voltarmos com Thomas à jornada da dupla francesa na Ásia e esta decisão de escolher o Catar em vez da França…

Seus tops/flops na Tailândia

Tomamos a decisão de chegar cedo à Tailândia para que pudéssemos nos afastar rapidamente dos torneios no México e poder visitar o país e descobrir a cultura da Tailândia. Tudo é completamente diferente em comparação com os países que visitamos antes. Principalmente porque normalmente só viajamos para o torneio, depois voltamos. Mas como estamos em passeio, tivemos a oportunidade de visitar.

Também decidimos sair do México mais cedo para nos acostumarmos com a diferença de fuso horário, pois havia uma diferença de 14 horas. Este também era o objetivo de chegar cedo à Tailândia.

Depois, os pontos menos bons, tivemos dificuldade em treinar nos primeiros dias porque dependia muito da chuva. Estávamos numa região da Tailândia onde não havia quadras cobertas. E pode começar a chover a qualquer momento.

O positivo é que pudemos conhecer pessoas, fazer alguns contatos no local e dar a nossa visão também. Eles estão crescendo, então estavam ansiosos para seguir qualquer conselho que pudéssemos lhes dar. E isso foi realmente uma ótima experiência.

Da turnê americana à turnê asiática

Inicialmente, íamos fazer uma turnê americana. Deveríamos fazer dois torneios no México, depois iríamos para a Venezuela para terminar com o Chile. Só que a Venezela foi cancelada e, em vez disso, tivemos a oportunidade de fazer o Kuwait, que acabava de ser adicionado, ou a Tailândia.

Na Tailândia, realmente não havia ninguém lá. Então dissemos a nós mesmos que para nós era mais benéfico tentar somar dez pontos. Sabendo que ainda por cima tínhamos dez dias para nos prepararmos, para nos habituarmos à diferença horária. Então fizemos essa escolha com base no nível do torneio, mas principalmente pelos pontos. Especialmente porque o nível do Kuwait era muito elevado.

Depois, foi benéfico para nós no final do torneio em termos de pontos? A resposta é não. Com os inscritos partimos com o objetivo de vencer o torneio. E acontece que perdemos na semifinal, com muita frustração no final da partida. Não desenvolvemos o nosso melhor padel ambos e perdemos por 6-4 no terceiro.

Havia oportunidades em todos os lugares. Tivemos intervalo em cada set e não conseguimos segurar nas duas vezes. Tivemos realmente a impressão de sermos mais fortes em termos de padel mas por não conseguir desenvolver o nosso nível médio para passar por isso e vencer a partida. É evidente que perdemos o jogo e ficámos muito desiludidos no final. Em caso de vitória, estaríamos na final, e ganha-se uma final.

POR MEYER VANBAUCE QATAR

O desenvolvimento de padel na Tailândia

Na Tailândia, estão a criar uma comunidade. Estamos realmente no começo. Os primeiros cursos na Tailândia foram criados há três anos. Se bem me lembro, eles começaram a cobri-los há um ano. Hoje, existem diversas estruturas internas sendo construídas.

Lá você precisa estar dentro de casa porque o clima afeta muito a prática. As pessoas jogam muito cedo pela manhã ou muito tarde da noite.

Já existe uma comunidade muito grande de padel que subiu. Há subidas e descidas que são tomadas de assalto. Eles têm que fazer um rodízio e selecionar as pessoas que participarão para que todos possam jogar. Há cada vez mais procura e, portanto, inevitavelmente, cada vez menos terreno disponível.

Em comparação com a França, estão 5 a 10 anos atrasados. Nós começamos padel com Dorian, no início por volta de 2017-2018, o desenvolvimento não era o mesmo de hoje na França. Bem, eles estão nessa fase. Há 2 a 3 treinadores espanhóis no local, que têm um certo monopólio do mercado, mas tudo precisa de ser construído e o crescimento está a arrancar com tudo isso.

Também há muitos pedidos de expatriados. Demos algumas aulas para italianos e franceses. E mesmo pessoas que já são totalmente loucas por padel, mesmo depois de seis meses de prática.

Doha em vez de Bourg-en-Bresse: uma escolha estratégica

Escolher Doha é uma escolha desportiva porque viemos da Tailândia. Há uma diferença horária de seis horas com a França e quatro com Doha. E foi uma viagem direta de apenas sete horas. E para a França foi um vôo de quinze horas, com escala. Então, foi um cansaço extra depois de termos acabado de sair de uma grande decepção na Tailândia.

Além disso, em Doha foi onde ganhamos a Promoção FIP. Temos boas referências, é o mesmo clube, os mesmos locais. E acima de tudo o torneio é menos difícil com duplas espanholas, do Catar ou dos Emirados. Então tomamos a decisão de vir para Doha pelos aspectos esportivos e físicos.

Bourg-en-Bresse é o FIP Rise mais difícil do ano. Então como não tivemos realmente nenhum resultado no FIP Rise, foi melhor escolher Doha.

Claro que se os dois torneios tivessem sido do mesmo nível, com a mesma diferença horária, teríamos escolhido a França dez vezes. Estamos desiludidos por não podermos jogar em França, mas é uma escolha, é aceite e é assim que é.

Gwenaelle Souyri

Foi seu irmão quem um dia lhe disse para acompanhá-lo em uma pista. padel, desde então, Gwenaëlle nunca mais saiu da quadra. Exceto quando se trata de assistir à transmissão de Padel Magazine, World Padel Tour… ou Premier Padel…ou o Campeonato Francês. Resumindo, ela é fã desse esporte.