Ah, o serviço... Um golpe tão simples para padel e ainda assim, tão controverso. Deve ser tocado abaixo do quadril… ou acima? Onde está realmente localizada a zona de impacto autorizada pelas federações de todo o mundo? Parece que, apesar de si mesmo, o serviço não encontra consenso entre os jogadores.

Você, como eu, sem dúvida já teve o direito de esse pequeno pensamento "Não digo nada porque estamos treinando, mas em um torneio eu teria marcado falta.“Eu admito, esse tipo de observação me faz estremecer. Aposto que não sou o único. Portanto, vamos ver o que eles dizem os textos oficiais da FFT !

“O sacador primeiro quica a bola e depois bate abaixo da cintura”

Sem ofensa para aqueles que ficam irritados quando o impacto está acima do nível do quadril, o serviço deverá ser realizado abaixo da cinturaSegundo as regras da FFT. Portanto, é totalmente válido bater na bola acima do quadril. O mesmo acontece com as regras internacionais, que mencionam a cintura, que significa o cinto ou, em outras palavras, a cintura, para quem não fala espanhol. Para quem, como eu, tem alguma dificuldade em entender onde fica o quadril em relação à cintura, encontramos este pequeno esboço:

ESBOÇO DE CINTURA DE QUADRIL

Aqui podemos ver facilmente que a cintura fica bem acima do quadril. Se tomarmos como ponto de referência o umbigo, a cintura fica acima e o quadril fica abaixo. No final das contas, não é tão complicado.

Controvérsias e decisões arbitrais

No circuito profissional, em 2023, o serviço tem sido ainda mais polêmico por ter sido bastante contestado pelos jogadores. Se alguns preferem não reclamar com o árbitro, outros não hesitam brincar com os nervos de seus oponentes. Muitas vezes, todos os olhos estão voltados para o árbitro, o juiz imperial de qualquer jogo de padel de um nível muito alto.

SERVIÇO ESTUPA

Tomemos o exemplo acima de Franco Stupaczuk. Rapidamente percebemos que o serviço do argentino não é regulatório. Além disso, Javi Garrido comunica imediatamente a falta ao árbitro. No entanto, surpresa e espanto, o ponto está perdido para a dupla Garrido/Gonzalez. Falamos então de “vol arbitral“, Garrido é mesmo com nojo.

Mas no final, o que devemos aprender com esta história? Que o árbitro queria “voar”González/Garrido? Na verdade não. Que as regras do serviço são vagas e subjetivas? Sem duvida. Como todo mundo, os árbitros cometem erros. E num caso tão específico como o do serviço, que requer uma visão muito boa e uma tomada de decisão rápida, podemos entender que poderia haver algumas falhas.

Então, se até os profissionais erram, não podemos nem imaginá-lo como amador.

Quais soluções?

Não haverá "tipo“, neste artigo, para economizar um pouco bolsas bandeja. No final das contas, o saque é bastante difícil de arbitrar. Entre os amadores é ainda pior porque cada um tem a sua definição.. Se olharmos de perto, até o tamanho do jogador é importante porque, quanto mais alto você for, mais alto poderá acertar a bola e, portanto, sacar bem.

Em última análise, se você não quer arriscar que seu oponente lhe diga pela décima terceira vez neste set que você está sacando muito alto, apenas solte a bola em vez de jogá-lo. Graças a isto, você quase automaticamente garante que impactará a bola abaixo da cintura. Porém, a recomendação de soltar a bola certamente garante que a bola fique impactada sob o quadril, mas vai contra todas as recomendações dos melhores treinadores.

Você também pode fazer como Juan Martin Diaz, quem pegou hora de aquecer para o serviço antes do início da reunião, para se orientar!

Gwenaelle Souyri

Foi seu irmão quem um dia lhe disse para acompanhá-lo em uma pista. padel, desde então, Gwenaëlle nunca mais saiu da quadra. Exceto quando se trata de assistir à transmissão de Padel Magazine, World Padel Tour… ou Premier Padel…ou o Campeonato Francês. Resumindo, ela é fã desse esporte.