Continuamos nossa visão geral de suplementos alimentares com Stéphane Penso. Esta semana, uma das vitaminas mais famosas do grande público, que traz essencialmente tônus ​​e energia: a vitamina C !

A vitamina C é provavelmente a vitamina mais conhecida, tanto em pessoas sedentárias quanto em atletas. É usado para proteger o corpo de infecções, para lutar contra a fadiga e promove a absorção de ferro. Então, por que o atleta tem uma necessidade de vitamina C acima da média?

A resposta é porque a vitamina C é mal armazenada. É eliminado na urina, mas também através da transpiração. O atleta, com a atividade física diária, portanto, esgota muito rapidamente seu estoque de vitamina C. Se você ficar sem ele, você se cansará mais rapidamente, ficará mais suscetível a germes e bactérias espalhadas por aí e terá maior probabilidade de se machucar ...

Vitamina C o que é?

A vitamina C ou ácido L-ascórbico, é uma das chamadas vitaminas hidrossolúveis, ou seja, hidrossolúveis, como as vitaminas do grupo B. A sua ação bioquímica é múltipla e a sua atividade fisiológica muito extensa. Para os atletas, a vitamina C, uma verdadeira vitamina para tônus ​​muscular, resistência à fadiga e recuperação após o exercício, é uma vitamina fundamental junto com as vitaminas B.

A vitamina C participa nas defesas do organismo, desempenha um papel na luta contra os radicais livres (substâncias nocivas inevitáveis ​​no nosso corpo), contra as infecções. Tem um poder desintoxicante, anti-hemorrágico e acima de tudo traz um tom geral do maior interesse para o atleta.

A vitamina C, em particular, tem um efeito preventivo sobre o declínio da imunidade que pode resultar de exercícios intensos e prolongados. A prática de uma atividade física intensa no atleta leva ao enfraquecimento das defesas naturais nas horas ou mesmo nas semanas seguintes ao esforço, tornando-o mais suscetível a infecções.

A vitamina C participa na absorção do ferro, bem como na síntese de hormônios, células vermelhas do sangue e tecidos celulares.

Por fim, a vitamina C é útil na fase de recuperação, pois reduz o tempo de cicatrização.

A suplementação de vitamina C pode ajudar a limitar os danos musculares e a dor após exercícios intensos.

O interesse da vitamina C pelo esporte

Ao contrário do que costumamos ouvir, a vitamina C não impede o sono. Portanto, não há sentido em aumentar suas rações de vitamina C pela manhã se o objetivo é ser mais eficiente durante os treinos noturnos. Por outro lado, a prática de um esporte, de forma intensiva, aumenta as necessidades do organismo em vitamina C. Qualquer atleta sério deve, portanto, certificar-se de ter uma contribuição significativa desta vitamina consumindo frutas e vegetais em quantidade suficiente, mesmo em usando suplementos alimentares.

Durante os períodos de competição intensa, o estresse oxidativo gera danos musculares e dores que podem ser uma desvantagem para um bom desempenho. A vitamina C tem propriedades antioxidantes, a suplementação pode ser interessante nas semanas anteriores ao início da competição. Um suplemento irá restaurar um bom estado fisiológico que permitirá ao atleta expressar totalmente suas capacidades.

O outro benefício da vitamina C é manter o sistema imunológico em um bom nível. A prática de esportes pode ter impacto no sistema imunológico e tornar o atleta mais suscetível a certas doenças à medida que o corpo se recupera de seus esforços. Usar vitamina C suficiente permitirá que o corpo restaure suas defesas mais rapidamente.

O interesse da vitamina C em atletas

Ao contrário da crença popular, a vitamina C não tem nenhum poder excitante ou estimulante. Porém, está envolvida na redução do estresse oxidativo, melhora a produção de óxido nítrico e melhora a síntese de carnitina.
Ou seja, a vitamina C não é produzida pelo nosso corpo e não é armazenada lá. Portanto, é importante consumi-lo diariamente.

As necessidades dos atletas são maiores

A prática de um esporte de forma regular e intensiva aumenta as necessidades de vitamina C do corpo. Qualquer atleta deve se assegurar de absorver vitamina C suficiente todos os dias, por meio de uma dieta rica em frutas e vegetais acompanhada, se necessário, para suplementos alimentares. De acordo com as últimas pesquisas sobre vitamina C, as necessidades dos atletas são subestimadas e a ingestão de 500mg a 3g por dia é recomendada para reduzir o estresse oxidativo e melhorar recuperação. Para sua informação, saiba que as dietas com baixo teor de carboidratos exigem um aumento na ingestão de vitamina C.

O estresse oxidativo gera dano muscular e dor que tem um impacto negativo no desempenho. A vitamina C tem propriedades antioxidantes, a suplementação é interessante para otimizar a recuperação.

Para queima de gordura

A gordura é uma fonte de energia da qual o corpo pode contar quando necessário, em parte devido a l-carnitina. A vitamina C otimiza a eficácia da carnitina, da qual melhora a síntese.

Vitamina C e óxido nítrico

Óxido nítrico, ou NÃO, é um gás produzido em nossos vasos sanguíneos. É usado principalmente para regular a pressão arterial. No campo esportivo, o NO é interessante porque melhora a oxigenação muscular, a distribuição de nutrientes ao mesmo tempo que reduz o acúmulo de ácido lático, melhorando assim a recuperação muscular. A vitamina C melhora a biodisponibilidade do óxido nítrico, razão pela qual é frequentemente encontrada em fórmulas impulsionadores de treino.

Para reduzir o cortisol

Altos níveis de vitamina C reduzem a secreção de cortisol, hormônio liberado no corpo durante as fases estressantes. O cortisol reduz proporcionalmente os níveis de testosterona e assim mergulha o corpo em um estado de catabolismo. Os músculos são então usados ​​como fonte de energia. Tome vitamina C para proteger sua massa muscular!

Resumo

  • A vitamina C estimula o sistema imunológico
  • É solúvel em água. Não armazena no corpo
  • Ingestão diária é recomendada
  • A ingestão de vitamina C é obtida a partir de alimentos e suplementos alimentares
  • É antioxidante
  • Reduz a inflamação
  • Reduz a pressão arterial
  • Reduz o risco de doenças cardíacas
  • Reduz a intensidade e o espaço dos ataques de gota
  • Melhora a absorção de ferro
  • Reduz o risco de demência

Julien Bondia é professor de padel em Tenerife. Ele é o fundador da AvantagePadel.net, um software muito popular entre clubes e jogadores de padel. Colunista e conselheiro, ele ajuda você a jogar melhor com seus diversos tutoriais padel.

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