Esta semana é tudo sobre o sol e o vitamina D, importante para o bom funcionamento do músculos e da esqueleto. Stéphane Penso oferece a você saber um pouco mais, para melhor desempenho !

A deficiência de vitamina D causa danos ao sistema musculoesquelético, o que pode levar a um alto risco de lesões, como fraturas por estresse e danos musculares. Essa deficiência também pode afetar parâmetros cruciais para o atleta, como a qualidade do treinamento, bem como a frequência e duração da recuperação de lesões ou doenças e, portanto, afetar o desempenho.

A deficiência de vitamina D pode causar certos problemas de saúde, pois a vitamina D desempenha um papel muito importante na saúde óssea, função imunológica e desempenho físico.

Por muito tempo, a vitamina D foi associada à fraqueza muscular. Ela foi estudada e agora temos evidências de uma ampla variedade de fontes que ligam essa deficiência de vitamina D à função muscular subótima.

Risco de lesão por deficiência de vitamina D

Osteomalacia é uma síndrome caracterizada pelo amolecimento dos ossos devido à perda de sais de cálcio. Essa deficiência está associada ao comprometimento do metabolismo ósseo. No entanto, além do efeito nos ossos, a deficiência de vitamina D também tem sido associada à miopatia, que se manifesta como fraqueza muscular e dor, principalmente nas extremidades inferiores, levando a um risco aumentado de quedas e, portanto, de fraturas.

Vitamina D para melhorar o desempenho esportivo

Alguns estudos têm mostrado uma melhora na força muscular quando o atleta recebe suplementação com vitamina D ou quando ela está em abundância em seu corpo. A prevenção de lesões, neste caso musculoesqueléticas e ósseas, melhora o desempenho. Na verdade, um corpo lesionado não pode ser treinado normalmente e se beneficiar de um desempenho ideal.

Vitamina D e exposição ao sol

Na maioria das dietas, a quantidade de vitamina D ingerida é insuficiente. Para o sol, diversos fatores influenciam essa exposição, incluindo latitude, estação do ano, horário do dia, teor de melanina, uso de protetor solar, idade e extensão das roupas que cobrem o corpo. A vitamina D é produzida mais pela exposição ao sol do que pelos alimentos. Porém, em alguns estudos, observou-se que apesar de uma forte exposição ao sol, principalmente nos países mais expostos, havia deficiência de vitamina D. Portanto, deve-se lembrar que a exposição ao sol nem sempre garante níveis ideais de vitamina D.

Augustin Tapia leva a bola para o alto

Vitamina D para aumentar a massa muscular

A deficiência de vitamina D também pode afetar a síntese de proteínas nos músculos. Portanto, pode-se observar que os efeitos da vitamina D no tecido muscular são melhorar o anabolismo da proteína muscular, aumentar a massa muscular e diminuir a taxa de degradação da proteína muscular.

A vitamina D aumenta o tamanho e a quantidade de fibras musculares (contração rápida).

Propriedades e benefícios da vitamina D

Nós convidamos você a ler esta.

Recolhemos um dado interessante: o nosso desempenho desportivo é mais elevado durante o verão. A associação entre o pico de desempenho físico e a temporada de verão é bastante significativa, mesmo quando a condição física é constante. Vários recordes foram quebrados durante os campeonatos de verão e vários atletas atingem seu pico durante a temporada de verão.

Este fato não é apoiado por evidências científicas significativas, mas pode explicar a importância de ter bons níveis de vitamina D para melhorar o desempenho atlético. Por outro lado, alguns estudos descobriram uma redução no desempenho atlético quando os níveis de vitamina D começam a diminuir (no início do outono). Além disso, uma literatura consistente e mais recente indica que o desempenho físico e atlético é sazonal: atinge o pico quando os níveis de vitamina D estão altos e diminui à medida que esses níveis diminuem.

As necessidades de vitamina D dos atletas

O exercício aumenta drasticamente a necessidade de vitamina D de um atleta porque o músculo, o coração e o tecido vascular contêm os principais receptores de vitamina D. Hoje, estudos mostram que mais de 50% dos atletas são deficientes. Vitamina D. Embora a causa direta não seja clara, é muito provável que é devido a uma combinação de fatores como processos inflamatórios, danos musculares, aumento dos requisitos de síntese de proteínas, aumento da atividade imunológica, falta de exposição ao sol, etc ...

VO2 Max

Você provavelmente gasta muito tempo planejando e periodizando seus treinos para maximizar seus esforços, mas você sabia que a falta de vitamina D pode comprometer seu consumo máximo de oxigênio, ou VO2 máximo (um marcador clássico para avaliar a capacidade aeróbia)? Novas pesquisas sobre jogadores profissionais de hóquei e futebol mostraram uma forte correlação entre os baixos níveis de vitamina D e o VO2 máx.

Produção de energia

Os tecidos musculares têm muitos receptores para a vitamina D e parecem desempenhar um papel fundamental no apoio à produção de energia. Para os atletas, o aumento da produção de energia se traduz em melhor desempenho no campo de jogo.

Níveis de testosterona

Uma baixa taxa de testosterona é um sintoma comum em atletas que estão treinando em excesso. Infelizmente, muitas pessoas estão procurando uma solução rápida em vez de realmente enfrentar o problema e fazer a pergunta: por que seus níveis de testosterona estão baixos?

A vitamina D é um precursor da produção de testosterona e pode aumentar a eficiência de sua ligação aos receptores. Os baixos níveis de testosterona estão associados ao aumento da degradação de proteínas, diminuição da força e aumento da gordura corporal.

Humor

O treinamento intenso é difícil para os músculos e articulações, mas também tem um impacto na sua mente. Se você é um atleta ou desportista regular, regularmente se esforça ao máximo. Portanto, manter um humor positivo é essencial para permanecer o mais consistente possível por longos períodos de tempo. Os baixos níveis de vitamina D estão consistentemente associados à depressão e ao mau humor. O declínio cognitivo também afeta as habilidades de tomada de decisão, que são cruciais no calor da competição.

Conclusões

  • A vitamina D pode melhorar o desempenho atlético de atletas que sofrem de deficiência de vitamina D, evitando a perda de massa muscular e óssea, melhorando também a força e a potência musculares e reduzindo o risco de quedas e fraturas por estresse.
  • O desempenho esportivo pode ser afetado por muitos fatores, como fatores genéticos e ambientais.
  • Nos últimos anos, a vitamina D tem sido apontada como fator limitante do desempenho quando há deficiência, e também como estimulante do desempenho esportivo quando está presente em abundância.

Julien Bondia é professor de padel em Tenerife. Ele é o fundador da AvantagePadel.net, um software muito popular entre clubes e jogadores de padel. Colunista e conselheiro, ele ajuda você a jogar melhor com seus diversos tutoriais padel.

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