Segunda etapa de nossa visão geral de suplementos alimentares. Stéphane Penso aborda um dos suplementos importantes do atleta para sua recuperação: o magnésio.

O esporte é uma questão social que diz respeito ao número de participantes e aos interesses que reflete: econômicos, midiáticos ou de saúde. Amigos do desporto de alto nível, ou ocasionais, as vossas necessidades alimentares e micro-nutricionais variam ao longo da vida e devem ser adaptadas (desporto, intensidade, ambiente, dieta…).

No entanto, aqui estão algumas chaves essenciais para entender uma boa recuperação com magnésio. O objetivo deste artigo não é relatar todos os benefícios da ingestão de magnésio em um atleta, mas sim explicar como fazer o corpo se beneficiar dele.

Suplementos alimentares necessários para atletas

Muitos cuidadores concordam que com uma dieta balanceada de 3000 calorias por dia, um atleta não se beneficia necessariamente de todas as contribuições necessárias de vitaminas, minerais, ácidos graxos e outros para compensar suas necessidades muito aumentadas pela prática de esportes intensivos.

Esporte e acidose

A suplementação por contribuições adaptadas promove uma melhor recuperação e, em particular, possibilita melhorar o desempenho do atleta. A acidose produzida pelos músculos submetidos a esforços prolongados leva ao acúmulo de resíduos nitrogenados no corpo que prejudicam o bom desempenho. Todos os atletas sabem o impacto do ácido lático em seu desempenho e recuperação: cãibras, fadiga, etc.

Martin Di Nenno cãibra Menorca Master Final WPT

Efeitos da amônia> efeitos do ácido láctico

Esse entupimento muscular pelo ácido lático não pode ser responsável por fadiga e lesões esportivas por si só. O ácido láctico diminui e desaparece muito rapidamente. Por outro lado, o amônio produzido durante o esforço permanece por muito mais tempo no corpo. Esta molécula é muito tóxica para nosso corpo e nossas células nervosas. Portanto, é essencial que o corpo o evacue.

Fisiologicamente, ele usará ureia e glutamina, mas essa reciclagem é limitada. É por esta razão que a contribuição de Magnésio terá que ser associado a outras combinações (que veremos mais tarde) para ativar esta “limpeza de células” e permitir uma recuperação rápida.

Na verdade, nossas reservas de energia diminuem muito rapidamente durante um esforço intensivo. A comida tem um papel muito importante no atleta, pois se for rica em proteínas, causará um aumento no nível de amônio.

Envolvido na atividade enzimática e em um grande número de funções celulares fundamentais, o magnésio é um dos principais sais minerais do nosso corpo. Seria tedioso listar todas as funções e interações causadas por sua presença, sua deficiência ou seu excesso. Portanto, vamos nos concentrar nos efeitos que interessam ao atleta.

Em primeiro lugar, o magnésio tem um efeito relaxante muscular, por isso é recomendável tomá-lo antes à noite para evitar o relaxamento e o adormecimento que resultam do relaxamento muscular. Para o atleta, o interesse será evitar cãibras e permitir que o treinamento vá mais longe. Com efeito, a capacidade do músculo de voltar a um estado de relaxamento, relaxado, permite uma melhor recuperação após cada repetição. O músculo se beneficia mais com o exercício, que pode então ser feito com mais intensidade, mais carga ou por mais tempo.

Ao mesmo tempo, o magnésio desempenha um papel central na transformação da ingestão de carboidratos em estoque de glicogênio, que é o principal combustível para os músculos durante o exercício. Atletas são mais propensos a deficiências do que pessoas sedentárias porque a sudorese e a adrenalina geradas pelo esforço aceleram a perda de magnésio. Este magnésio é, portanto, essencial para a liberação e gerenciamento de energia, creatina e glicólise.

Vamos apenas lembrar o essencial

Entre os efeitos mais gerais do magnésio, podemos dizer que está envolvido no metabolismo da glicose, na sensibilidade à insulina e, aliás, no nível de glicose no sangue. As ações essenciais do magnésio também continuam além da reciclagem do ATP com glicólise e síntese de energia nas mitocôndrias. Em outras palavras, sem magnésio, nossos músculos e nosso coração seriam incapazes de sintetizar energia.

Este é um fato que deve ser mantido na mente de qualquer atleta profissional ou amador.

E se estamos falando de enzimas, devemos lembrar também que o magnésio está envolvido no trabalho de mais de 300 delas como co-fator. O magnésio pode desempenhar um papel essencial na transmissão nervosa, excitabilidade cardíaca, condução neuromuscular, contração muscular, tônus ​​vasomotor, pressão sanguínea e metabolismo da glicose e da insulina.

Por isso, desempenha um papel importante na prevenção de doenças e na saúde geral. Os baixos níveis de magnésio têm sido associados a uma série de doenças crônicas, incluindo enxaqueca, doença de Alzheimer, acidente vascular cerebral, hipertensão, doença cardiovascular e diabetes mellitus tipo 2 (2).

O magnésio pode ajudar a reduzir a fadiga, equilíbrio eletrolítico, manter ossos normais, síntese protéica normal, funções psicológicas normais, função do sistema nervoso normal, metabolismo energético normal e suporte à saúde. Função muscular normal.

Em resumo, o magnésio é tão bom para a energia, para o coração, pressão arterial, sono (e recuperação pós-exercício) quanto para promover a liberação hormonal harmoniosa. Também promove o crescimento muscular a longo prazo.

Julien Bondia é professor de padel em Tenerife. Ele é o fundador da AvantagePadel.net, um software muito popular entre clubes e jogadores de padel. Colunista e conselheiro, ele ajuda você a jogar melhor com seus diversos tutoriais padel.

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