última etapa de notre passeio "nutrição". Stephane Penso finalmente nos oferece para apresentar um suplemento que permite que nosso corpo funcione melhor. Não necessariamente conhecido ou destacado, o zinco merece nossa atenção.

Cada mineral tem seus benefícios para a saúde do corpo. Nem todos os minerais desempenham o mesmo papel, mas cada um tem sua importância dependendo da faixa etária. Para o esportista, o zinco é muito importante, pois uma deficiência diminui as capacidades ao esforço. Vamos agora descobrir os benefícios do zinco nos desportistas e, mais especificamente, nos desportistas. padel.

Sobre saúde em geral

Um oligoelemento é um mineral puro necessário à vida humana. O zinco é um oligoelemento precioso porque desempenha papéis importantes no corpo. O zinco permite que mais de 200 enzimas atuem de maneira correta em nosso corpo. Este mineral está, portanto, envolvido em vários fenômenos do corpo, incluindo a digestão. Também veremos sua intervenção no metabolismo de proteínas e gorduras. Outra propriedade do zinco são suas qualidades antioxidantes.

O zinco tem uma boa influência sobre muitos hormônios do corpo humano. Por exemplo, participa da estabilização da timina e da insulina. Por outro lado, os médicos o consideram um mineral essencial para o sistema imunológico. O corpo precisa de uma excelente defesa contra patógenos. O zinco não fica à margem, ele participa ativamente da proteção do corpo.

É importante também destacar sua ação na beleza dos cabelos e da pele. Além disso, freqüentemente aparece na lista de ingredientes de produtos cosméticos destinados a essas partes do corpo. Depois de revisar todas as qualidades do zinco, pode-se dizer que este mineral é necessário para cada indivíduo.

Bom para os músculos

O zinco interage com os minerais que entram no processo de contração muscular. Pode-se citar, por exemplo, o cálcio (Ca² +). No entanto, esse íon, o cálcio, é essencial para a contração muscular. Os músculos se comportarão bem se tiverem cálcio suficiente.

O zinco também interage com o magnésio e o ferro. Ele participa do crescimento ósseo. Você deve saber que o esqueleto armazena uma boa proporção de zinco. Este mineral interage com os hormônios envolvidos no crescimento ósseo (testosterona, etc.). É por isso que os jovens atletas devem ingerir uma quantidade adequada de zinco para evitar a deficiência. A falta de zinco em atletas enfraquece o sistema imunológico, uma vez que está envolvido na renovação celular.

Bom para todos

Um atleta, como qualquer outra pessoa, precisa de boas defesas imunológicas para viver e praticar sua atividade adequadamente. Além disso, proteínas, carboidratos e lipídios são essenciais para uma saúde perfeita. Sabemos que a prática de qualquer esporte exige "saúde de ferro". O zinco torna-se essencial porque está envolvido na síntese de proteínas, bem como no metabolismo de lipídios e carboidratos. Antiinflamatório, cicatrizante ... o zinco tem virtudes que não se deve perder!

Tem um efeito definitivo no atleta e consegue atender às suas necessidades diárias. Para uma ação ideal, um atleta deve engolir entre 12 e 25 mg de zinco por dia. 

Zinco e saúde: o que acontece durante a atividade física?

Segundo os cientistas, durante a prática de uma atividade física, pode-se observar uma queda no zinco sérico. Existem muitas razões para essa queda no zinco. Pode ser uma ingestão insuficiente de zinco devido a uma dieta inadequada. Mas acontece que o problema persiste apesar da ingestão suficiente. Nessas condições, pensa-se em uma assimilação perturbada ou uma perda considerável do mineral no suor e na urina.

Em atletas, não podemos falar de endurance, fadiga ou resistência sem envolver o zinco. A deficiência de zinco pode ter repercussões negativas no corpo em três níveis:

  • Primeiro, os especialistas descobriram que a falta de zinco leva à acidose intramuscular. Isso significa que ocorre acidez excessiva dentro do músculo.
  • Em segundo lugar, a falta de zinco promove o mau uso da glicose pelos músculos.
  • Terceiro, a deficiência de zinco interrompe o uso de lactatos.

Além de absorver um teor suficiente de zinco, pode ser interessante iniciar uma desintoxicação do corpo dos elementos nocivos.

Resumo

Zinco:

  • É um poderoso antioxidante
  • Estimula o sistema imunológico (acne, psoríase, dermatite, etc.)
  • Ativa a cicatrização da pele
  • Intervém na produção de espermatozóides (quantidade e mobilidade)
  • Previne problemas de próstata
  • Participa da síntese de proteínas
  • Intervém no metabolismo da insulina
  • Desempenha um papel no olfato, paladar e visão
  • Participa da síntese de DNA e multiplicação celular
  • Desempenha um papel no crescimento (criança e adolescente) e no desenvolvimento adequado do feto
  • Atua no sistema nervoso (humor, aprendizagem)
  • Intervém nas funções do hormônio tireoidiano

Julien Bondia é professor de padel em Tenerife. Ele é o fundador da AvantagePadel.net, um software muito popular entre clubes e jogadores de padel. Colunista e conselheiro, ele ajuda você a jogar melhor com seus diversos tutoriais padel.

Identificações